Prefeitura do Rio de Janeiro Minha Casa Minha Vida

O que é o programa Minha Casa Minha Vida?

O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, foi criado pelo Governo Federal, em 2009, com objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos.

O programa, ligado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, é dirigido a famílias de renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00 e estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais.

O processo de escolha das famílias deve ser transparente, sendo obrigatória a publicização dos critérios de seleção nos meios de comunicação do Município. Para participar do Programa, a entidade precisa estar previamente habilitada pelo Ministério das Cidades e a proposta deve ser selecionada, após a análise e aprovação dos projetos pela CAIXA.

Como participar do programa Minha Casa Minha Vida?

Para participar do Programa você deve:

– Estar filiado a uma entidade habilitada pelo Ministério das Cidades.

Uma vez filiado, procure se informar sobre a entidade, conhecer sua história e seu projetos já desenvolvidos. É necessário que participe das reuniões, discussões sobre os projetos e sobre o programa. Procure também participar das assembleias da entidade.

A entidade que você é filiado deve aprovar em assembleia o critério de participação das famílias, os projetos, a eleição da CAO (Comissão de Acompanhamento de Obras) e CRE (Comissão de Representantes do Empreendimento) e eventuais contrapartidas necessárias ao empreendimento.

Inscrições

Podem participar da seleção do Programa Minha Casa, Minha Vida, famílias que tenham renda mensal de até R$1.600 (mil e oitocentos reais), que residam no Rio de Janeiro e que não tenham sido beneficiadas por nenhum outro programa habitacional.

Atualmente as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida estão suspensas, mas serão reabertas a partir da segunda quinzena de julho.

Quando haverá também o recadastramento das famílias inscritas e que ainda não foram beneficiadas com unidades habitacionais. As inscrições poderão ser feitas pelo ‘Cadastramento Programa Minha Casa, Minha Vida’. Mais informações pelo telefone 2088-5632.

Minha Casa Minha Vida Rio de Janeiro Renda Exigida

O Programa Minha Casa Minha Vida possui dois grupos de compradores, com determinadas rendas exigidas. O primeiro grupo é aquele que recebe até 3 salários mínimos, e deve se inscrever nas prefeituras das cidades para concorrer a casa populares.

O segundo grupo é aquele que recebe renda mensal de até 5 mil reais, e deve realizar sua inscrição em uma agência da Caixa, e poderá construir sua casa como quiser, dentro dos padrões do programa. Saiba mais sobre a renda exigida pelo Minha Casa Minha Vida.

Cohab e CDHU para Famílias com renda de até 3 salários mínimos

Renda de 3 a 5 salários mínimos – Juros de 5% ao ano além da TR;
Renda de 3 a 6 salários mínimos – Juros de 6% ao ano;
Renda de 6 a 10 salários mínimos – Juros com 8,16% ao ano e TR.
O cadastro no Minha Casa Minha Vida 2017 poderá ser realizado nas prefeituras dos municípios participantes ou nos locais de movimento social de cada localidade. Em São Paulo confira maiores informações junto ao CDHU.

Prefeitura do Rio de Janeiro tem Apoio do Minha Casa Minha Vida

Caso você não possua renda, ou sua renda familiar bruta seja de até R$ 1.600,00, reside em capital, região metropolitana e até mesmo cidades com população igual ou superior a 50 mil habitantes e não possui imóvel próprio, procure a secretaria de habitação da sua cidade ou a prefeitura do município e encaminhe seu cadastro no programa.

A Caixa e o governo federal são parceiros das prefeituras e das organizações que atuam no desenvolvimento de projetos habitacionais sociais incluindo prefeituras e secretarias de habitação.

Inscrições Minha Casa Minha Vida pela Internet

O Programa Minha Casa Minha Vida também aceita inscrições do programa pela internet. O Minha Casa Minha Vida oferece financiamento do seu imóvel em até 30 anos.