Centro de Atendimento ao Turista no Rio de Janeiro

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade do Rio de Janeiro.

Por volta do ano 1000, a maior parte do atual litoral brasileiro, incluindo o território da atual cidade do Rio de Janeiro, foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia. Eles expulsaram os habitantes anteriores do litoral, chamados de tapuias pelos tupis, para o interior do continente.

No início do século XVI, o território da cidade do Rio de Janeiro era ocupado na sua maior parte pela tribo tupi dos tupinambás, também chamados tamoios.

Uma das inúmeras aldeias tupinambás no território da atual cidade do Rio de Janeiro era a aldeia Carioca, cujo nome viria a se tornar, posteriormente, o gentílico da cidade.

Somente a atual Ilha do Governador (então conhecida como ilha de Paranapuã) era ocupada por uma tribo tupi rival: os temiminós.

A Baía de Guanabara, que banha a cidade do Rio de Janeiro, foi descoberta pelos portugueses em 1 de janeiro de 1502, por ocasião da expedição de 1501 à costa do Brasil, capitaneada, segundo alguns autores, por Gaspar de Lemos.

A baía foi, na ocasião, cartografada pelos navegadores portugueses com a toponímia “Rio de Janeiro”. Embora se afirme ter sido essa toponímia incorretamente escolhida, supondo-se aqueles navegadores terem acreditado tratar-de da foz de um grande rio, na realidade, à época, não havia qualquer distinção de nomenclatura entre rios, sacos e baías, motivo pelo qual o corpo d’água foi corretamente designado como rio.

Após a Independência do Brasil em 1822, a cidade continuou como capital do país, enquanto a província do Rio de Janeiro enriqueceu com a agricultura canavieira da região de Campos e, principalmente, com o novo cultivo do café no Vale do Paraíba. De modo a separar a província da capital do Império, a cidade foi convertida, no ano de 1834, em Município Neutro, passando a Província do Rio de Janeiro a ter Niterói como capital.

Na segunda metade do século 19, a cidade crescia em ritmo acelerado, com as edificações utilizando madeira amplamente. Com incêndios causando transtornos na cidade, foi criado, em 1855, o Corpo de Bombeiros. Como centro político do país, a cidade concentrava a vida político-partidária do Império. Foi palco dos Movimentos Abolicionista e Republicano.

Em 27 de outubro de 1912, foi inaugurado o primeiro trecho do caminho aéreo do Pão de Açúcar, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. O chamado “bondinho do Pão de Açúcar” se tornaria um dos grandes símbolos da cidade. Em 12 de agosto de 1931, foi inaugurada a estátua do Cristo Redentor, que também se tornaria um dos grandes símbolos da cidade e do mundo.

Em 1950, foi inaugurado o estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) para abrigar a final da Copa do Mundo FIFA de 1950. Em 1960, após a transferência da capital federal para Brasília, o antigo Distrito Federal, onde se situava a cidade do Rio de Janeiro, se tornou o estado da Guanabara. Rio de Janeiro é tudo isso. Bela por natureza. E cheia de personalidade. Por isso e muito mais, são milhares de turistas que o Rio de Janeiro recebe todos os anos.

Centro Integrado de Atendimento ao Turista (CIAT)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CIAT:

Sede Riotur

Localização: Praça Pio X, 113, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: +55 (21) 2271-7000
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 9h às 19h

CIAT Copacabana – Quiosque 15

Localização: Av. Atlântica, em frente à Rua Hilário Gouveia, Copacabana – RJ
Telefone: Não disponível
Horário de funcionamento: Diariamente, de 8h às 20h.

CIAT Shopping da Gávea

Localização: Rua Marquês de São Vicente, 52, 1° piso, Gávea – RJ
Telefone: Não disponível
Horário de funcionamento: Diariamente, das 10h às 22h.

CIAT Rodoviária Novo Rio

Localização: Av. Francisco Bicalho, 1, Santo Cristo – RJ – Setor Desembarque
Telefone: +55 (21) 2263-4857 / 3213-1800, ramal 397
Horário de funcionamento: Diariamente, de 8h às 22h.

CIAT Aeroporto (Galeão)

Localização: Terminal 1 e Terminal 2
Telefone: +55 (21) 3398-2245 / 3398-4077
Horário de funcionamento: Diariamente, das 6h às 23h